COB define sede de Jogos Escolares da Juventude para atletas de 12 a 14 anos e MS reafirma participação

compartilhe agora

Campo Grande (MS) – A capital paraibana sedia, entre os dias 20 e 29 de setembro, a etapa 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude. A escolha da cidade de João Pessoa, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi divulgada hoje (23). Mato Grosso do Sul participa da competição com uma delegação comandada pela Fundesporte.

O município recebe o evento pela quinta vez. Em 2007, 2008 e 2014 João Pessoa sediou a etapa 15 a 17. Depois de cinco anos, volta a abrigar a etapa 12 a 14 anos. O diretor-geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner afirmou que a experiência, a boa infraestrutura da cidade e o apoio do Governo do Estado, aliados à política do COB de levar o evento para todos os cantos do país, pesaram na decisão. “João Pessoa tem boas instalações esportivas e capacidade hoteleira, além de um importante Centro de Convenções que será utilizado como base das operações do Comitê Organizador dos Jogos. Um evento desse porte movimenta a economia da cidade e promove o ambiente saudável do esporte para a população local. Estamos muito satisfeitos em voltar a João Pessoa”, disse.

Para assegurar o direito de participação de Mato Grosso do Sul no maior evento esportivo do Brasil, os atletas precisam vencer os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul – JEMS. Este ano, as disputas nas modalidades individuais (atletismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, badminton e ciclismo) serão em Campo Grande no mês de junho. A etapa da modalidade de futsal está marcada para Jardim no mês de maio e as partidas de basquete, handebol e vôlei serão disputadas em Coxim, a partir de 01 de maio.

“Todos os anos Mato Grosso do Sul participa dos Jogos Escolares da Juventude. Este ano não será diferente. Vamos trabalhar para ir com força máxima e delegação completa, com chance de medalha em todos os esportes. Participar, além de ser uma experiência inesquecível para o aluno é também uma oportunidade de conhecer novos lugares, novas culturas e fazer amizades”, avaliou o Gerente Geral de Desenvolvimento de Desporto e Lazer da Fundesporte, Professor Mestre Paulo Ricardo Martins Nuñez.

Os municípios já confirmaram participação nos JEMS e estão em ritmo intenso de treino para terem o melhor desempenho possível nas competições. A expectativa é de bons jogos e disputas acirradas. Em 2015, atletas de Campo Grande foram os principais destaques nas modalidades individuais. No basquete, Ponta Porã (masculino) e Três Lagoas (feminino) ficaram com o título. No futsal,  a melhor equipe foi de Costa Rica (feminino) e Chapadão do Sul (masculino). No handebol dobradinha de Dourados e no vôlei de Ponta Porã.

Nos últimos Jogos Escolares da Juventude, realizados em Fortaleza, Mato Grosso do Sul conquistou 11 medalhas sendo: dois ouros, seis pratas e três bronzes. Somente no judô foram cinco (um ouro e quatro pratas). Na natação, uma prata e um bronze; na luta olímpica dois bronzes e no atletismo um ouro e uma prata. A meta é superar o número em 2016 e voltar a subir no pódio nas modalidades coletivas. “Para isso estamos incentivando a participação dos municípios, estimulando a formação de novas equipes e o aperfeiçoamento das que já costumam participar. Os vencedores serão avaliados pelo  Programa Genoma e passarão por uma semana de jogos preparatórios em Campo Grande para pegarem ritmo de jogo. Assim, esperamos alcançar nosso objetivo de trazer mais medalhas para casa”, finalizou Paulo Ricardo.

fonte: Fundesporte

compartilhe agora

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: