Hoje é comemorado o Dia do Capoeirista

compartilhe agora

No dia três de agosto é comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

Atualmente, a capoeira é considerada um dos principais esportes nacionais. A manifestação surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, nas fazendas de café ou nas casas dos senhores como mão de obra escrava. Sendo assim, a capoeira era uma forma de luta e resistência.

Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África. A capoeira foi ficando do jeito que é hoje, gingada. Por muito tempo os escravos conseguiram enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, julgando-a uma brincadeira de escravos.

Curioso saber que durante muitos anos (fim do século XIX até meados do século XX), praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei “Sampaio Ferraz”, de 1890.

Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país. O próprio Getúlio Vargas convidou um grupo de capoeira para se apresentar oficialmente no Palácio do Catete. Sendo assim, a manifestação afro-brasileira foi liberada.

Hoje, a capoeira é praticada no Brasil de sul ao norte e, mundo afora, a manifestação já conquistou países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Israel, Japão,dentre outros.

 

A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é uma homenagem a criação da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas.

 

Lembramos a todos que nos dias 28 e 29 de outubro será realizado em Três Lagoas um grande evento do grupo de Capoeira Regional Brasil, no Ginásio Municipal De Esportes Cacilda Acre Rocha, localizado no bairro Santos Dumont a partir das 7 horas da manhã. Saiba mais na matéria:

17º encontro de Capoeira Regional Brasil

 

 

compartilhe agora

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: