A rotina do Guaicurus fora de campo: Rugby e seus valores na formação de caráter

compartilhe agora

Além do desempenho em campo, o clube apresenta outra forma que o esporte também é campeão.

O Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube entende bem a respeito do valor do Rugby na formação de caráter, já que este desempenha papel importante na vida de jovens da cidade. O clube realiza projetos em algumas igrejas e demais núcleos para incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem o Rugby. Assim como foi com os jovens da Igreja Luterana, ensinando principalmente os princípios deste esporte.

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas conseguem. Ele fala aos jovens uma linguagem que eles compreendem.” Nelson Mandela.

Nelson Mandela usou o esporte para unir uma África do Sul dividida entre negros e brancos. Uma nação que, durante 50 anos viveu sob o regime chamado apartheid – que os separava – estava unida em ocasião da Copa do Mundo de Rugby. União esta, que impulsionou a África do Sul a ganhar da favorita Nova Zelândia em 1995.

O Rugby é um esporte de contato, que exige muito do atleta, mas as exigências primordiais para se tornar um Rugbier são os 5 princípios do Rugby: Paixão, Disciplina, Integridade, Solidariedade e Respeito. Tais princípios preparam o jogador para o campo e também para a vida.

Além de um clube, é isto que o Guaicurus tem como meta, transmitir aos futuros adultos ensinamentos como trabalhar em conjunto, que ocasiona um try (ponto do Rugby), mérito de toda a equipe. O tamanho do adversário se torna pequeno diante do tamanho da sua vontade de ganhar. Após uma partida, ambas as equipes se reúnem para uma confraternização, demonstrando que o adversário não é seu inimigo, e que o respeito se aplica da mesma forma com o companheiro de equipe e com o oponente.

O Rugby é motivacional, um ótimo educador na formação de caráter, onde se aprende que a vitória não está no placar, mas sim na superação, no desempenho dentro de campo, no conhecimento adquirido, na consciência de ter vencido a própria fraqueza. Este esporte ensina que você é capaz de fazer tudo, correr, atacar, defender, derrubar, cair levantar, menos ficar parado, o esporte descobre dentro de você um legitimo campeão escondido, é o Rugby que te escolhe, ele te seduz, te encanta, prepara para a vida.

Na vida há duas escolhas quando é derrubado: procurar quem te derrubou, ou levantar e continuar lutando. Durante o percurso há fadiga ao correr para alcançar o alvo, mas haverá sempre um apoio, esse apoio te fará chegar ao seu objetivo, assim é no Rugby! A linha do try no Rugby é aquele resultado de trabalho bem feito, é gratidão pela recíproca entre os demais. Não é mera coincidência o Rugby ser tão parecido com a vida.

Para quem deseja conhecer mais sobre o esporte, os treinos são realizados sob o treinamento de Danilo, mais conhecido como Mestre Splinter, na terça-feira, às 22h00 na Lagoa Maior, na Avenida Aldair Rosa de Oliveira com a Rua Paranaíba, quinta-feira às 20h30h no mesmo local e aos domingos às 15h30 no Estádio Adem, esquina com a linha do trem na Avenida Filinto Muller. Para os jovens abaixo de 19 anos há treinos em outros horários, terça e quinta-feira às 16h30, na Lagoa Maior, ao lado do Poliesportivo da lagoa e sexta-feira 16h30, na Lagoa Maior, ao lado da pista de skate.

O Rugby é um manual prático que ensina como vencer os obstáculos, ora, impostos pela vida.

fonte: Rádio Caçula/Karime Marques

compartilhe agora

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: