Top 5 – Filmes sobre futebol que todo apaixonado pelo esporte deveria assistir

compartilhe agora

1 – Os Dois Escobares

Documentário obrigatório para quem gosta de futebol sul-americano, em especial o modo como o contexto cultural e econômico o influencia. O documentário traça um paralelo do assassinato do zagueiro da seleção colombiana Andrés Escobar, ocorrido depois de a Colômbia ser eliminada da Copa do Mundo de 1994 com um gol contra feito por ele, com a participação efetiva que o traficante Pablo Escobar teve na formação daquela seleção, que tinha Valderrama, Rincón, Asprilla e o lendário goleiro Higuita como destaques.
Trailer:

2 – Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos

Continuação do filme brasileiro que retrata de maneira bem humorada causos do futebol, sob o ponto de vista de cinco amigos, que estiveram envolvidos, cada um à sua maneira, com os episódios. Dá um panorama interessante do modo como o futebol era encarado antigamente no Brasil e ajuda a entender como foi o processo de profissionalização do esporte por aqui.
Trailer: 

3 – Maldito Futebol Clube

Um dos melhores filmes sobre a importância do bom relacionamento de um técnico de futebol com sua comissão técnica e jogadores, que eu já vi. A história é sobre Brian Clough, um técnico famoso por levar times pequenos para a primeira divisão da Inglaterra, que aceita o desafio de comandar um time grande, com anseios maiores. A narrativa deixa bastante explícita o quanto que ser político no meio do futebol é uma questão de sobrevivência.
Trailer:

4 – Estrela Solitária

Cine-biografia de Garrincha, o craque das pernas tortas que foi ídolo do Botafogo e levou a seleção brasileira nas costas na conquista da Copa de 1962. Filme é baseado no livro homônimo, escrito por Ruy Castro, e mostra como o vício no álcool e problemas pessoais de Garrincha destruíram sua carreira e sua vida. Excelente retrato de um tempo em que o profissionalismo no futebol brasileiro engatinhava.
Filme completo do youtube:

5 – Democracia em Preto e Branco

Por mais que alguns questionem a legitimidade da Democracia Corintiana, vale muito a pena assistir ao documentário e tentar entender melhor porque poderia ser, sim, considerada uma democracia o que Doutor Sócrates, Casagrande, Biro-Biro e companhia ajudaram a instaurar no Corinthians naquela época. Com depoimentos de Juca Kfouri e narrado por Rita Lee, dois corinthianos ilustres declarados, o documentário ajuda a traçar o cenário político e cultural pelo qual o Brasil passava no período.
Trailer:

Fonte: Torcedores UOL

 

 

compartilhe agora

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: