Vídeo inédito mostra “lado B” do dia da morte de Ayrton Senna; assista

compartilhe agora

Gravações amadoras do fatídico dia no GP de San Marino foram divulgadas por um torcedor norueguês que estava na arquibancada

Domingo, 1º de maio de 1994, um dos dias mais tristes da história do esporte brasileiro e mundial. Após forte batida durante o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, o piloto brasileiro Ayrton Senna não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, deixando os fãs do automobilismo em choque.
 
Naquela ocasião, o norueguês Thomas Gronvold assistiu à corrida das arquibancadas do circuito e fez uma série de gravações amadoras, a princípio despretensiosas, e que hoje, quase 23 anos depois, ganham um valor histórico inestimável. Nos vídeos é possível ver Ayrton Senna nos boxes, seu desempenho na pista, o acidente de Pedro Lamy com JJ Lehto e as voltas anteriores ao fatídico acidente, bem como os bastidores.
Confira o vídeo inédito da corrida de San Marino em 1994 

“Tinha 21 anos de idade  e fui com o meu pai para ver a corrida e animar a Ferrari. Fomos de Ski, uma pequena cidade a sul de Oslo, na Noruega, até Riccione, onde ficamos toda a semana. Temos lá amigos, e em San Marino, que fomos visitar durante esses dias. Assistimos os treinos de sexta-feira, quando Rubens Barrichello sofreu o acidente”, contou o norueguês ao site italiano “Passione a 300 all’ora”.

“No domingo fomos mais cedo para aproveitar todo o dia. Me lembro que no dia anterior estávamos sentados no mesmo lugar onde alguns espectadores foram feridos pelos destroços do acidente na partida entre J. J. Lehto e Pedro Lamy”, lembrou. “Comentamos entre nós a sorte de não estarmos sentados no mesmo lugar”, contou Gronvold .

 

Na volta seis do GP de San Marino, a primeira com bandeira verde, Ayrton Senna assinalou o terceiro melhor tempo de toda a corrida. No início da volta sete, o brasileiro perdeu o controle da sua Williams na famosa curva Tamburello e bateu contra o muro a mais de 200 km/h, não resistindo aos ferimentos. A morte foi declarada horas depois.

Entre outras imagens captadas é possível ver a última volta do piloto austríaco Roland Ratzenberger, que perdeu a vida no sábado, um dia antes, durante o treino de classificação. Confira no vídeo abaixo:

Sem festa

Michael Schumacher venceu a corrida, mas não comemorou no pódio. “Durante a corrida nos chegavam muito poucas informações sobre o estado de saúde de Ayrton. Só quando chegamos ao hotel nos Alpes é que soubemos a verdade. Perguntamos como ele estava e a resposta foi ‘morto’. Ficamos arrasados e nem jantamos naquela noite”, lembrou.

 

“Foi um fim de semana horrível. Sinto que fiz parte, ainda que pequena, de um evento histórico que nunca vou esquecer”, finalizou Thomas Gronvold, lamentando demais a morte de Ayrton Senna naquele dia de maio.

Fonte: Esporte – iG @ http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/2017-02-10/ayrton-senna-videos.html

compartilhe agora

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: